Jarid Arraes indica 5 livros de autoras negras para o desafio #LendoMaisMulheres2019



Para essa edição do Desafio #LendoMaisMulheres2019, especialmente dedicada à leitura de escritoras negras, eu e a Mikaelly Andrade convidamos escritoras negras para indicar cinco livros que se encaixem nas categorias do desafio.

Começamos com a Jarid Arraes, que montou uma lista com grandes autoras brasileiras. Confira abaixo:

5 livros de autoras negras indicados por Jarid Arraes

Já estão sabendo do Desafio #LendoMaisMulheres2019 com uma edição especial toda com autoras negras? Então fiz esse post dando 5 dicas para 5 das categorias, em parceria com as queridas Renata Arruda e Mikaelly Andrade, criadoras do desafio. Uma delas é gratuita de ler!

Biografia ou Memórias

Diário de Bitita - Carolina Maria de Jesus
Esse é meu livro favorito da Carolina. Sua narrativa é primorosa e sua história, da infância a sua chegada em SP e vida na favela, é profundamente intensa, política, poética. Vale salientar que quando Carolina nasceu, se passavam 26 anos da abolição da escravidão, seus avós e seus pais traziam sequelas muito fortes que atingiam Carolina em cheio. Uma leitura que considero um clássico. | Comprar

Ensaios ou Reportagem

Esboços de um tempo presente - Rosane Borges
Usando os elementos terra, água, fogo e ar e as relações da ancestralidade, Rosane analisa temas de profunda relevância, como cultura e política, questões da mídia, raça e gênero. Uma intelectual de grande valor para nosso país. | Comprar

Literatura erótica

Cu com classe - Vanessa Rodrigues
Basta ir no Medium e buscar por "Cu com classe". Você vai ler gratuitamente uma literatura erótica super poética, ritmada e criativa. Vanessa também está na lista que fiz para a Mulheres Que Escrevem com poetas negras, que inclui a própria Mikaelly Andrade.

Poesia

Dilúvio Mundo [uma arcana jornada] - Natália Amoreira
Inspirado no Tarô, esse livro é um dos meus favoritos - da vida - de poesia. Perfeitamente acessível para quem não tem o hábito de ler poemas, mas também inteligente, cheio de imagens ricas. Comprem direto no site da Editora Urutau.

Autora LGBTQ+
Um Exu em Nova York - Cidinha da Silva
Livro mais recente dessa grande referência que é Cidinha - e, por isso, considero imprescindível que todos a conheçam. Muito atual, tratando de temas como crise ética, política, racismo religioso e perda de direitos. | Comprar

Sobre a autora:

Jarid Arraes é uma das principais vozes da literatura independente nacional. Em seus livros, a cordelista e poeta trata de temas como racismo e misoginia e resgata a memória de importantes personagens históricas afrobrasileiras. É fundadora do Clube da Escrita e atura como curadora do Selo Ferina. Seus principais livros são: As lendas de Dandara, Heroínas Negras Brasileiras em 15 Cordéis e Um Buraco Com o Meu Nome.


0 pensamentos:

Postar um comentário

My Instagram